Selecione a série no menu direito para desenvolver atividades.

Excel e suas fórmulas

Fórmulas

Construindo e usando fórmulas

Através das fórmulas, você pode executar operações tais como adição, multiplicação ou comparação com os valores da planilha.

As fórmulas do Excel sempre começam com um sinal de   " = " (igual)

Ative, por exemplo,  a célula C4 (coluna C linha 4), digite a fórmula =5+4-1 e para confirmar essa entrada de dados, pressione a tecla ou clique no botão Ö na barra de fórmulas. Observe que o cálculo foi realizado e o resultado "8" foi apresentado. Mantenha a célula C4 selecionada e observe que na barra de fórmulas é exibida a fórmula que originou aquele resultado. Para alterar o conteúdo da célula, veja Editando ou alterando dados da planilha. Para editar a fórmula que que resultou nesse valor pode-se também clicar o botão (editar fórmula) na barra de fórmulas.

Para especificar as operações a serem usadas em uma planilha, citamos aqui os principais operadores:

 

Operadores Aritméticos

 

Operador

Descrição

Exemplo de Fórmula

+

Adição

=A1+B1+10

-

Subtração

= A4-5000

/

Divisão

=(A1+C3)/4

*

Multiplicação

=C4*10

%

Porcentagem

=A1*6%

^

Exponenciação

=2^6

 

Operadores de Comparação

 

Operador

Descrição

Exemplo de Fórmula

=

Igual

=(A1=B7)

> 

Maior que

=D4>70

< 

Menor que

=D4<70

>=

Maior ou igual a

=E2>=A1

<=

Menor ou igual a

=C19<=100

<> 

Diferente

=A1<>D4

Note que os operadores acima comparam dois valores e geram o valor lógico VERDADEIRO ou FALSO.

 

Calculando valores em células diferentes

 

Para efetuar, por exemplo, o produto de dois valores digitados em células diferentes, é necessário informar as coordenadas das células na fórmula. Ative a célula A1 da planilha e digite o número 100 e na célula A2 o número 5. Efetue os procedimentos a seguir para exibir o resultado desse produto na célula A3:

 

  • Selecione a célula A3 e digite a fórmula =A1*A2 e pressione ou clique no botão Ö na barra de fórmulas

ou

  • Selecione a célula A3, digite o sinal de " = ", clique na célula A1, digite o sinal " * " , em seguida clique na célula A2 e pressione ou Ö .

 

Método rápido para fazer uma soma - AutoSoma

 

Ative a célula que receberá o resultado da soma.

Clique o ícone de AutoSoma (https://www.edenilson.kit.net/excel/formula/Image191.gif). Se hover dados numéricos nas células acima ou à esquerda da célula ativa, o Excel coloca uma linha pontilhada intermitente ao redor dessas células e mostra a função:

=SOMA(:) na barra de fórmulas. A função diz que a célula conterá a soma dos valores no intervalo das células endereçadas como <inic>(primeira célula do intervalo) e <fim>(última célula do intervalo). O sinal "=" indica que a palavra SOMA é uma função e não simplesmente uma palavra do texto. O sinal de "dois pontos" informa que é um intervalo de células. Clique em Ö ou tecle .

Para escolher outro intervalo de células a serem somadas clique e arraste o mouse sobre o intervalo.

 

Utilizando o recurso de preenchimento automático

Percorrendo o ponteiro do mouse sobre uma célula, observe no canto inferior direito um ponto preto mais destacado. O ponteiro assume a forma de uma cruz preta fina e com o movimento de clique-arraste do mouse para as células destino você estará copiando o conteúdo da célula origem para essas células destino.

 

Se o conteúdo da célula origem for um texto ele será copiado para as demais. Se for uma fórmula ela será copiada automaticamente e relativamente, isto é, respeitando os dados das próprias linhas ou colunas. O ajuste da letra da coluna e/ou do número da linha é feito pelo Excel.

 

FUNÇÃO CONDICIONAL SE

A função condicional "se" é utilizada para retornar um determinado resultado mediante a um teste lógico referente ao valor contido em uma célula indicada. A ela são passados três argumentos inseridos entre parênteses e separados pelo sinal ; (ponto e vírgula):

Descrição dos argumentos:

  • Teste lógico: Verifica uma condição estabelecida.
  • Valor se verdadeiro: Apresenta um resultado caso a condição estabelecida seja satisfeita.
  • Valor se falso: Apresenta um resultado caso a condição estabelecida não seja satisfeita.

Exemplo:

Supondo que em uma planilha de notas dos alunos de uma determinada classe, foi calculado na coluna "h" as respectivas médias e com base nestas, desejamos incluir a coluna "Situação"(coluna "I") que deverá receber a expressão "Aprovado" para as médias maiores ou iguais a sete(valor se verdadeiro) e a expressão "Reprovado" para as médias menores do que sete(valor se falso).

Portanto, a sintaxe da função condicional para atender a esta necessidade na linha (2) será a seguinte:

=se(h2>=7;"Aprovado";"Reprovado")

Após ter inserido a fórmula acima na sua respectiva célula, basta copiá-la para as demais.

Nota:

Às vezes há a necessidade de encadearmos mais de uma função condicional para atender algumas situações específicas.

Suponhamos que no exemplo acima seja preciso acrescentar a expressão "Recuperação" para os alunos que obtiverem as médias compreendidas entre cinco e sete.

Portanto, para atender a esta nova situação devemos digitar a fórmula com a seguinte sintaxe:

=se(h2>=7;"Aprovado";se(h2<5;"Reprovado";"Recuperação"))

Observe que:

  • Primeiro verificamos se a média do aluno foi maior ou igual a sete (teste lógico).
  • Caso positivo (valor se verdadeiro), retornamos a expressão "Aprovado".
  • Caso contrário (Valor se falso) inserimos uma segunda função condicional, onde verificamos se a média é menor do que cinco (teste lógico).
  • Caso esta condição seja satisfeita (valor se verdadeiro), retornamos a expressão "Reprovado".
  • No contrário (valor se falso), retornamos a expressão "Recuperação" para as demais médias que não foram contempladas pelas condições anteriormente estabelecidas.

INTERNET (Conceitos base)

 

Internet ("Entre-rede") é uma rede de computadores, capaz de interligar todos os computadores do mundo através de várias redes interligadas. Cada rede individual é administrada, mantida e sustentada em separado por instituições educacionais particulares e por outras organizações.

A Internet evoluiu de uma rede de uso meramente acadêmico e militar para se tornar a maior fonte global de informação, jamais vista, constituindo o maior fórum mundial de corporações e pessoas interessadas em comunicarem-se entre si. A rede das redes, como é conhecida, está cada vez mais trazendo para perto de nós a tão esperada revolução nos meios de comunicação dentro da sociedade.

Milhões de pessoas utilizam esse sistema todos os dias, através de seu e-mail, ou endereço eletrônico, uma espécie de CEP através do qual seu computador pode ser encontrado, e passam a receber mensagens vindas de qualquer parte do mundo.

Através da rede pode-se trocar mensagens, fazer debates, operações bancárias, copiar arquivos, participar de grupos de discussões, ler jornais e revistas e até mesmo namorar.

A Internet é organizada na forma de uma malha. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional. Basta conectar-se a um computador ligado à Internet na sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino.

Para ocorrer essa comunicação através de computadores, é necessário uma linha telefônica e um modem, instalados nos mesmos. É por esta grande facilidade de acesso que neste momento há centenas de milhares de usuários sentados diante de seus computadores, obtendo informações de várias partes do mundo.

Muito em breve, a Internet será aceita como um simples fato da vida moderna, e as pessoas até esquecerão como tudo isso começou.

WWW

A World Wide Web é o principal serviço da Internet, a parte multimídia da rede. É possível através dela: ler jornais eletrônicos, fazer compras em shoppings virtuais, consultar bancos de dados, dentre outras atividades, em português significa "Rede de alcance mundial".

Desenvolvida no laboratório Europeu de Partículas Físicas (CERN), na Suíça, em 1990, é o meio mais fantástico de comunicação já inventado. Ele traz para a Internet recursos de imagem, sons, animação e hipertexto, permitindo a criação de verdadeiros empreendimentos virtuais.

 

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."

 

A Web, como é chamada, é formada por milhões de lugares conhecidos como sites. Existem sites de universidades, empresas, órgãos do governo, sites pessoais etc.

As informações estão organizadas na forma de páginas ligadas entre si. Quando você acessa um site, normalmente entra pela porta da frente, onde existe uma mensagem de boas vindas e uma espécie de índice para as demais páginas. Essa entrada se chama página principal, ou home page.

As home pages são o meio de comunicação da WWW. Elas são páginas virtuais conectadas através de hiperlinks (ligações em hipertexto). Elas estão gravadas em servidores WWW aos quais podemos acessar através de um sistema de endereçamento (URL) que permite a cada página ter a sua própria identificação.

URL (Uniform Resource Locator)

O Sistema de Endereços

A Web tem um sistema de endereços específico, o URL (Localizador Uniforme de Recursos). Com ele é possível localizar qualquer informação na Internet. Cada parte de um endereço na Web significa o seguinte:

Exemplo:

https://www.bol.com.br/internet/referencia/

sistema_endereco.html


Onde:

 

https:// - é o método pelo qual a informação deve ser buscada. Alguns dos métodos existentes são:

  • https:// método utilizado para buscar páginas na Web;
  • ftp:// para entrar em servidores ftp;
  • mailto para enviar mensagens;
  • news para acessar grupos de discussão; etc.

 

www.bol.com.br - é o nome do computador onde a informação está armazenada, também chamado de servidor ou site. Pelo nome do computador você pode antecipar que tipo de informação irá encontrar.

Os que começam com www são servidores de Web e contém principalmente páginas de hipertexto. Já os que começam com ftp, referem-se a lugares onde pode-se copiar arquivos etc.

  • /internet/referencia/ - é o diretório onde está o arquivo a ser utilizado.
  • sistema_endereco.html - é o nome do arquivo que será trazido para o seu navegador. A terminação do nome do arquivo indica o tipo de documento. São eles:
  • html: são páginas de Web
  • txt: documentos comuns de texto
  • exe: programas
  • zip, tar ou gz: compactados
  • av, aiff, ram e wav: som
  • mov e avi: vídeo

Observação: Notar que os endereços levam em consideração a caixa utilizada para escrevê-los (maiúsculas/minúsculas)

No Internet Explorer, você pode:

  • Examinar toda a enorme variedade de informações em multimídia disponíveis na World Wide Web;
  • Fazer pesquisas avançadas sem ter que se deslocar à biblioteca de alguma universidade;
  • Saber as últimas cotações da bolsa;
  • Ouvir clipes de músicas;
  • Trocar correio eletrônico de maneira rápida e confiável com usuários da Internet do mundo todo;
  • Fazer compras on-line, entre outras atividades.

CORREIO ELETRÔNICO / E-MAIL

Enviar mensagens para outros usuários através da Internet é tão fascinante que mesmo quem há muito deixou de se corresponder com os amigos, recupera este prazer.

Em questão de minutos, a mensagem enviada chega a seu destino e lá permanece armazenada até que o destinatário a leia, podendo este guardá-la para consulta posterior, copiá-la para outros usuários ou enviar resposta para a mesma.

Os endereços para acessar a Internet obedecem a um formato. Um exemplo: o endereço de Bill Gates, o bilionário americano dono da Microsoft, é billg@microsoft.com, onde Bill é a abreviatura do nome que ele escolheu, @ é o símbolo da arroba em português, que em inglês se pronuncia "at" e significa "em". Microsoft é o nome da rede local, que no caso tem o mesmo nome da empresa de Bill Gates. Por fim, com é o tipo de usuário.


São utilizadas as seguintes siglas nos endereços:

Com

- abreviatura de company, empresa em inglês

Edu

- educação

Gov

- governo

Mil

- militar

Org

- usado para as organizações, como as ONGs.

 

Observação: Notar que os endereços na Internet levam em consideração letras maiúsculas e minúsculas.

 

 

 

Introdução à Internet

Conceitos base

O que é a internet ?

A internet consiste num conjunto de servidores ligados entre si aos quais qualquer pessoa se pode ligar por modo a aceder à informação existente em qualquer um deles. Por vezes costuma-se dizer que é uma rede de redes.

O que é preciso para aceder à internet ?

Para aceder à internet precisa de ter um sistema com capacidade de estabelecer uma ligação através de um fornecedor que já esteja ligado à internet. Pode ainda ter um servidor dedicado com uma linha dedicada e nesse caso já está na internet. Ao programa usado para aceder à internet chama-se de browser ou navegador

Que "browsers" existem ?

O mais divulgado é o Internet Explorer e o mais usado a seguir é o FireFox. Além de dever ter uma versão não muito antiga terá que ter ainda instalado um conjunto de ficheiros se pretender visualisar alguns conteúdos disponíveis na Internet.

Como está organizada a informação ?

A internet é composta por mais de 20 milhões de servidores nos quais estão alojadas as páginas e quase tudo o que é possível encontrar na Internet. Cada servidor pode ter um ou mais domínios alojados e cada domínio pode ser composto por um número variável de páginas e informação. A informação contida nas páginas faz muitas vezes referência a informação de outras páginas. Cada servidor têm associado a si um ou mais endereços IP.

O que é um domínio ?

Um domínio corresponde a um nome e a um endereço na internet. Por exemplo, psantos.org corresponde a um domínio na internet. Associado a um domínio temos um responsável pelo domínio e um conjunto de conteúdo variado. Para se ter um domínio é preciso registar o mesmo (a fim de não haver 2 domínios com o mesmo nome) e é preciso ter o domínio alojado num servidor para permitir que as pessoas possam aceder à informação que nele se encontra.

O registo de um domínio pode custar até 35 euros por ano.

Como é que se encontram coisas na Internet ?

Para encontrar qualquer informação na internet ou se sabe onde é que ela está localizada ou vai-se utilizar um motor de pesquisa. Os mais divulgados neste momento são o Google e o Yahoo. Existem no entanto muitos mais.

Outra forma de procurar uma informação mais específica é localizar uma página que seja sobre esse tema e depois procurar ligações dessa página para outras sobre o mesmo assunto.

O que é um endereço de mail ?

Um endereço de mail ou de correio electrónico é um endereço através do qual é possível receber e enviar mensagens electrónicas podendo incluir ou não ficheiros diversos.

Os endereços de mail têm um formato do tipo pjssms@gmx.net. A parte antes da @ identifica o utilizador e a parte depois da @ identifica o domínio onde a conta de mail está alojada.

O fornecedor de acesso à internet normalmente ofereçe um endereço de mail mas se mudar de fornecedor perde o endereço. Existem muita forma de obter um endereços gratuito. O mais divulgado é o hotmail o qual é usado por exemplo por cerca de 70% dos meus alunos.

Como é que se envia um mail ?

Para enviar ou receber um mail é preciso :

  • ter uma conta de mail criada num domínio que permita o acesso via web.
  • Aceder à conta

Para poder estar a preparar e ler os mails sem estar ligado à internet terá que ter ainda:

  • Um programa tipo Outlook.
  • Uma conta de mail com POP3
  • Ter ligação à internet.

Além de procurar informação o que é que se pode fazer na Internet ?

Originalmente o grosso do conteúdo da Internet era composto por texto mas actualmente é possível encontrar imagens, música, vídeos, jogos e todo o tipo de coisas. Além da informação existem também aplicações que correm nos servidores que estão na Internet.

Muitas estações de rádo permitem que se acompanhe a emissão através da Internet. A passagem de televisão através da Internet ainda não está muito divulgada porque necessita de muitos recursos.

Essas aplicações permitem fazer praticamente o mesmo que qualquer aplicação que corra no computador local com a diferença de estarem a correr num servidor remoto com estrangulamento na quantidade de informação que é possível passar para o sistema local.

A maior parte das pessoas têm um endereço de email, ou correio electrónico, através do qual é possível receber e enviar mensagens. O fornecedor de acesso à internet normalmente ofereçe um endereço de mail mas se mudar de fornecedor perde o endereço. Existem muita forma de obter um endereços gratuito. O mais divulgado é o hotmail o qual é usado por exemplo por cerca de 70% dos meus alunos.

Os jornais diários e outros serviços informativos costumam ser também muito consultados. Na internet é possível ter uma actualização notícia a notícia em vez de ser só uma vez por dia.

Cada vez mais lojas funcionam na internet podendo efectuar-se as compras a partir de qualquer ponto do globo. Actualmente fazer uma loja é fácil e pode ver, por exemplo, a minha.

Na internet existe o conceito dos 3 A's "Anywhere", "Anytime", "Anyone" (Em qualquer sìtio; a qualquer hora; qualquer pessoa) o que aumenta bastante a utilidade de alguns serviços, como sejam bancos on-line.

Linha telefónica

Através da linha telefónica terá que ter um modem no seu computador. Na configuração da ligação coloca o número de telefone do operador.

Neste caso paga pelas chamadas que fizer e pela sua duração. O telefone está ocupado durante o tempo que estiver com a ligação.

Penso que neste momento o fornecedor mais barato deste tipo de serviço em Portugal é a Tele2. O Sapo e o Clix também oferecem serviços.

Para quem se pretenda ligar o mínimo de tempo possível é a melhor opção e está disponível em qualquer lugar onde exista um telefone.

A principal desvantagem é que a velocidade máxima é de 56 kbps.

Também existe possibilidade de fazer uma ligação RDIS mas é pouco habitual.

Ligações sem fios

No caso de ter um portátil com Wi-Fi pode usar pontos de acesso em locais públicos para aceder à Internet. Em casa pode instalar um router wireless e aceder à internet de qualquer ponto da sua casa.

Os telemóveis e os PDA por vezes também têm funcionalidades que permitem aceder à Internet. Todas estas opções costumam ser caras.

Pode ainda aceder à internet por satélite mas não existirão muitos utilizadores desta modalidade.

É a possibilidade de colocar directorias protegidas por uma password.

Contas de email

É habitual no alojamento de um domínio ser oferecida a hipótese de criar contas de email e usar um servidor de mail.

 

Pesquisar no site

© Sabidinho 2010 Todos os direitos reservados.